Médico de família é aquele que acompanha a família toda, atende desde crianças, gestantes, adultos e idosos. Conhece e valoriza a história da família, busca promover a saúde, pode resolver cerca de 90% das queixas e quando precisa encaminhar sabe qual especialidade mais indicada. A propósito, a medicina de família é uma especialidade das mais antigas que agora volta a ser valorizada pelos melhores hospitais, pois mostrou o seu valor.
A Medicina de Família é uma medicina centrada nas pessoas, voltada para o resgate da relação de confiança dos médicos com os seus pacientes com maior vínculo decorrente do estabelecimento de relações sólidas e duradouras entre médicos, pacientes, suas famílias e a sociedade.
As implicações na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida decorrentes dessa forma de trabalho são marcantes. Ressalte-se que o respeito ao momento e à condição de vida de cada indivíduo, segundo os seus referenciais e a empatia com os pacientes. Isso porque, muitas vezes, as pessoas deparam-se com situações dramáticas e conflituosas, são o centro da atuação da Medicina de Família.